Nairobi, Quénia (PANA) - A Tanzânia interditou a Kenya Airways de voar para Dar es Salam (sua cidade capital) a partir de 22 de janeiro corrente, após o Quénia ter feito o mesmo a Air Tanzania, soube a PANA de fonte oficial.
Segundo o diretor-geral da Autoridade Aeronáutica Tanzaniana, Hamza Johari, esta decisão segue-se a medidas similares tomadas pela Autoridade da Aviação Queniana.
"A Tanzânia envidará sempre esforços para aderir aos princípios da Convenção de Chicago (Estados Unidos) de 1944 e dos acordos bilaterais sobre os serviços aéreos", a afirmou Johari num comunicado.
A Kenya Airways (transportadora aérea nacional) ainda não reagiu a esta interdição por parte da autoridade Aeronáutica Tanzaniana.
Os dois países são parceiros comerciais mais chegados, estando no entanto constantemente em conflito no que a questões de relações comerciais bilaterais diz respeito.
Também ambos são membros da Comunidade da África Oriental (EAC, sigla em inglês), inicialmente falida em 1977 após um incidente similar, que envolveu a East African Airways (transportadora comum da África Oriental), que eral um ativo comum dos países deste bloco regional.
A EAC será relançada 22 anos mais tarde, após anos de negociações.
-0- PANA AO/RA/NFB/JSG/DD 16janeiro2024