Vice-Presidente líbio recebe representante do SG da ONU na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - O Presidente do Conselho Superior de Estado, Mohamed Tekkala, acompanhado do Primeiro Vice-Presidente, Massoud Obeid, e do Segundo Vice-Presidente, Omar al-Obeidi, conversaram com o Representante Especial do Secretário Geral e o Chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL), Abdoulaye Bathily, sobre a evolução do processo político no país e os resultados do trabalho da Comissão Conjunta para a preparação das leis eleitorais 6+6.
A reunião de quinta-feira na sede do Conselho na capital, Trípoli, centrou-se nas formas de encontrar soluções para alcançar a estabilidade na Líbia e no projeto de reconciliação nacional para ultrapassar a crise e alcançar a justiça social, refere um comunicado do gabinete de imprensa do Conselho do Estado.
No início do encontro, o enviado da ONU felicitou, segundo a mesma fonte, os membros do gabinete pela sua ascensão à presidência do Conselho de Estado, desejando que a cooperação avance no país e o conduza à paz e estabilidade .
No domingo passado, Mohamed Tekkala foi eleito novo presidente do Conselho Superior de Estado após um segundo turno contra o presidente cessante, Khaled al-Mechri, que ocupou o cargo por cinco anos consecutivos.
O Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para a Líbia, Abdoulaye Bathily, escreveu em um tweet: "Eu me encontrei hoje em Trípoli com o Presidente do Alto Conselho de Estado, Sr. Mohamed Tekkala, e membros a quem felicitei por sua eleição e expressei a lhes meus melhores votos de sucesso nas importantes tarefas que lhes foram confiadas".
Ele disse que também exprimiu a sua aspiração de continuar trabalhando com o Sr. Tekkala e sua instituição para alcançar eleições inclusivas que satisfaçam o desejo dos líbios de escolher seus líderes, unificar as instituições de seu país e alcançar uma paz e estabilidade duradouras.
"Encorajei o novo Gabinete da Presidência a continuar trabalhando com espírito de compromisso e consenso para chegar a um amplo acordo político que tire o país do crônico impasse político e abra perspectivas de estabilidade, desenvolvimento e prosperidade para a região".
-0- PANA BY/IS/SOC/MAR 11agosto 2023