Tunísia reafirma apoio a solução para crise na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - O Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Migração e dos Tunisinos no Estrangeiro, Nabil Ammar, reiterou a posição firme do seu país apelando à necessidade de encontrar uma solução política na Líbia com base numa solução Líbio-Líbia, sublinhando o apoio da Tunísia à esforços internacionais desenvolvidos para reunir pontos de vista entre os diferentes intervenientes líbios.
Durante uma reunião sexta-feira em Túnis com o representante especial do Secretário-Geral e chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL), Abdoulaye Bathily, o Sr. Ammar também expressou o desejo da Tunísia de fortalecer a cooperação e coordenação com a Missão das Nações Unidas a fim de superar as dificuldades e chegar a consenso para organizar eleições e estabelecer instituições permanentes e unificadas, afirmou um comunicado emitido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Tunísia.
O enviado da ONU, segundo a mesma fonte, analisou os últimos desenvolvimentos no processo político na Líbia e os esforços da missão da ONU para reunir pontos de vista entre as diferentes partes.
De acordo com o comunicado de imprensa, o responsável da ONU reafirmou o papel activo da Tunísia desde o início da crise na Líbia, expressando "a sua aspiração de reforçar ainda mais a cooperação durante o próximo período, a fim de fazer avançar o processo político neste país irmão, de uma forma que responda às aspirações do povo líbio e de todos os povos da região em termos de segurança, estabilidade e desenvolvimento.
Recorda-se que a UNSMIL convocou uma reunião das cinco principais instituições oficiais na Líbia para uma reunião preliminar dos seus representantes para chegar a um acordo sobre uma solução política relativa às questões de controvérsia política relacionadas com a implementação da operação eleitoral.
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR 02dez2023