Agência Panafricana de Notícias

Secretário-Geral da ONU consternado por violência em Darfur

Nova Iorque, Estados Unidos da América (PANA) - O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, manifestou-se profundamente preocupado com a violência em curso em Darfur, no Sudão, perto da fronteira com o Tchade, onde relatórios não oficiais dão conta de centenas de pessoas massacradas por etnia e uma cidade isolada do resto do mundo, sem água, sem eletricidade, sem serviços de saúde e sem meios de comunicação.

"O secretário-geral está profundamente preocupado com a situação em Darfur", disse Stéphane Dujarric, porta-voz do Secretário-Geral, num comunicado à imprensa divulgado na terça-feira.

A declaração disse que o Secretário-Geral da ONU estava "horrorizado com os relatos de violência em larga escala e baixas em toda a região", particularmente em El Geneina, oeste de Darfur, bem como em outras áreas, como Nyala no sul de Darfur e Kutum e El Fasher no Norte de Darfur devido ao conflito entre as Forças Armadas Sudanesas (SAF) e as Forças de Apoio Rápido (RSF).

"Ele está muito preocupado com a crescente dimensão étnica da violência, bem como com os relatos de violência sexual", disse o comunicado.

O Secretário-Geral da ONU reiterou seu apelo às Forças Armadas Sudanesas e às Forças de Segurança Sudanesas para que cessem os combates e se comprometam com uma cessação duradoura das hostilidades. Ele lembra a todas as partes de sua obrigação de proteger os civis.

A declaração indica que o Secretário-Geral reafirmou o compromisso das Nações Unidas para apoiar o povo do Sudão.

"Como quase 9 milhões de pessoas precisam de assistência humanitária e proteção urgente em Darfur, ele enfatiza a necessidade de acabar com os saques e expandir o acesso à ajuda para chegar aos mais necessitados. suas vidas para entregar ajuda", disse o comunicado.

-0- PANA MO/MA/NFB/JSG/MAR 14Jun202