Professor detido por suspeitas de crimes de agressão sexual em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – Um professor do ensino básico, de 45 anos de idade, está detido por suspeitas de sete crimes de agressão sexual agravada, revelou o Ministério Público de Cabo Verde.
Em comunicado, emitido terça-feira última, a Procuradoria-Geral da República (PGR) explica que a detenção do professor foi concretizada fora de flagrante delito, na cidade Praia, mas que vai aguardar pelo desenrolar da investigação apresentando-se periodicamente às autoridades e estando proibido de contacto com alegadas vítimas.
Segundo a PGR, o caso encontra-se em investigação, pelo que não são adiantados mais pormenores.
No mesmo comunicado, a PGR refere-se que, na Comarca da Praia, foram ainda feitas outras duas detenções no mesmo âmbito.
Trata-se de um homem de 37 anos de idade, indiciado por "três crimes de exibicionismo" e "três crimes de abuso sexual de crianças na forma tentada.
A outra detenção diz respeito a um outro homem, de 35 anos de idade, suspeito de um crime de agressão sexual na sua forma tentada.
Os crimes sexuais contra menores de 16 anos de idade voltaram a aumentar em Cabo Verde em 2021, mais 23 por cento, face ao ano anterior, com uma média de um caso reportado em cada três dias.
Num relatório da Polícia Nacional, um dos crimes mais graves realçados prende-se com abusos sexuais contra menores, neste caso de 16 anos de idade, que aumentaram 23 por cento em todo o ano de 2021, para 114 ocorrências, com praticamente um caso participado às autoridades, em média, em cada três dias.
O registo crescente deste fenómeno em Cabo Verde está a chocar a sociedade, que tem organizado vários protestos públicos, reclamando pelo agravamento das medidas de penalização.
-0- PANA CS/DD 11maio2022