Bujumbura, Burundi (PANA) - O Presidente burundês, Evariste Ndayishimiye, deixou Bujumbura, nesta segunda-feira, para Malabo (Guiné-Equatorial) para uma visita de Estado de cinco dias, a convite do seu homólogo equato-guineense, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, anuncia um cumunicado da Presidência da República em Bujumbura.
Esta é a segunda visita ao estrangeira do novo Presidente do Burundi, desde que chegou ao poder através das urnas em junho último.
Esta sua nova viagem dará aos dois estadistas a oportunidade de reforçarem os laços "já excelentes" entre o Burundi e a Guiné-Equatorial, lê-se no documento.
O antecessor de Ndashimiye, Pierre Nkurunziza, tinha efetuado uma visita à Guiné Equatorial, oficialmente, para assistir às cerimónias de encerramento da 28.ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN) 2012, conjuntamente organizada com o Gabão.
O falecido Presidente Nkurunziza ficou, logo depois confinado no Burundi, devido a uma grave crise eleitoral de 2015 e a uma tentativa de golpe militar que se seguiu.
Por sua vez, a última visita oficial, de três dias, do Presidente da Guiné-Equatorial ao Burundi remonta ao ano de 2009, à frente de uma importante delegação, refere-se.
-0- PANA FB/JSG/DIM/DD 2novembro2020