Kinshasa, República Democrática do Congo (PANA) - A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, saudou, terça-feira, em Kinshasa, "o papel importante" que o Presidente congolês, Félix Tshisekedi, está e continua a desempenhar no continente africano, como atual Presidente em exercício da União Africana (UA).
Durante o seu briefing com a imprensa, quarta-feira, no final duma audiência com o chefe do Estado congolês, Kristalina Georgieva salientou "o importante papel desempenhado por Félix Tshisekedi", particularmente para ajudar os países africanos no acesso à vacina anti-covid-19, através do Fundo Africano para a Vacina, criado a nível do continente africano.
Realçou igualmente o seu protagonismo a favor de mais fundos para mais financiamentos em prol do continente africano e a sua posição nas discussões sobre a mudança climática.
Para o FMI, sublinhou, todas as propostas africanas devem ser tidas em conta a nível mundial nos diferentes fóruns.
"O mundo deve reconhecer que África contribui muito pouco para as emissões de gases com efeito de estufa. No entanto, é África que suporta o fardo das consequências destas emissões", reconheceu, frisando que o continente negro é a solução para o problema da mudança climática.
"Não se pode falar da mudança climática sem falar da grande floresta equatorial", disse.
-0- PANA KON/JSG/DIM/DD 9dez2021