Kigali, Rwanda (PANA) – Um contingente de 160 agentes da Polícia rwandesa deixou quarta-feira Kigali para o Sudão do Sul, para uma missão de manutenção da paz duma duração de um ano, sob a égide da Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS, sigla em inglês).
O contingente, composto por mais de 50 por cento de mulheres, dirigido pela superintendente principal, Jackline Urujeni, desdobrar-se-á na localidade de Malakal, no Estado do Alto Nilo, no nordeste do Sudão do Sul, nomeadamente na fronteira entre o Sudão e a Etiópia, segundo a imprensa.
O Rwanda, o quinto maior contribuinte de tropas e de agentes da Polícia onusinos, possui, no total, mil 198 agentes da Polícia que trabalham como Capacetes Azuis no Sudão do Sul, na República Centroafricano, no Haiti e na província de Abyei, no Sudão.
A principal missão das polícias no quadro das missões de manutenção da paz das Nações Unidas consiste, entre outros, em aumentar o acesso à justiça a favor das mulheres e crianças, e melhorar a recolha e análises de informações ao estabelecer junções entre os grupos vulneráveis.
O seu desdobramento nas missões encoraja as pessoas que sobreviveram às violações sexuais a poderem relatar os incidentes e igualmente os civis a partilharem informações.
-0- PANA TWA/VAO/BAI/TBM/IBA/SOC/FK/DD 27junho2019