Dacar, Senegal (PANA) - O Presidente do Conselho Mundial da Água, Loïc Fauchon, apelou uma vez mais para a anulação da dívida hídrica dos Estados e comunidades mais pobres diante do IX Fórum Mundial da Água aberto em Diamniadio, a cerca de 30 quilómetros de Dakar, a capital senegalesa.
A anulação desta dívida deve ser feito com a exigência de reinvestimento imediato na construção de infraestruturas de água e saneamento, de manutenção e da formação, disse Loïc Fauchon.
Ao mesmo tempo, reafirmou a criação de um Fundo Azul internacional de financiamento climático, a fim de garantir o acesso universal à água.
Loïc Fauchon insistiu no facto de que o financiamento maciço e controlado permitirá enfrentar os desafios de alimentar o planeta e garantir a mobilização gradual de centenas de biliões de metros cúbicos adicionais.
O Conselho Mundial da Água encara propor durante o Fórum de Dakar a adição de recursos hídricos e energéticos não convencionais para promover o acesso à água no mundo rural e periurbano por meio de financiamento híbrido.
-0- PANA BHC/SBS/AKS/OID/JSG/MAR/IZ 22março2022.