Companhia equato-guineense Ceiba abre rota Malabo-Niamey
Niamey, Níger (PANA) – A companhia aérea equato-guineense Ceiba-Intercontinental efetuou quinta-feira o seu voo inaugural da rota Malabo-Niamey, ligando assim as capitais da Guiné Equatorial e do Níger, constatou a PANA no aeroporto internacional Diori Hamani de Niamey.
O Boeing 777-200 deste voo inaugural aterrou na pista do Diori Hamani diante das autoridades nigerinas, entre as quais o primeiro-ministro Brigi Rafini e o ministro dos Transportes Karidjo Mahamadou.
O voo transportava uma delegação da Guiné Equatorial chefiada pelo secretário de Estado da Aviação Civil, Alfonso Osa Nguema Mokuy, e integrada pelo diretor-geral de CEIBA Intercontinental, Ruslan Obiang Nguema, e por vários jornalistas vindos de Malabo.
Na ocasião, o ministro Mahamadou lembrou que o transporte, nomeadamente o aéreo, "é um vetor de desenvolvimento para qualquer país".
Exprimiu o desejo de ver o aeroporto internacional Diori Hamani de Niamey transformar-se num hub aéreo e a ligação direta Malabo-Niamey consolidar mais ainda as relações económicas e diplomáticas entre o Níger e a Guiné Equatorial.
"Acabamos de construir um aeroporto moderno com todas as infraestruturas, gostaríamos de pôr este aeroporto à disposição de todas as companhias que venham ao Níger para que possamos transformar o Diori Hamani num aeroporto que vai acolher os aviões de todos os lados e donde partam aviões para todas as direções”, afirmou.
Por seu turno, o secretário de Estado da Aviação Civil da Guiné Equatorial declarou que "queremos trabalhar com a companhia nacional do Níger para que o setor da aviação civil possa desenvolver-se mais ainda”.
A transportadora Ceiba Intercontinental continua contudo a sua expansão em África. Já voa para vários destinos, na África Central e na África Ocidental, incluindo Doualá (Camarões), Libreville (Gabão), Brazzaville (Congo), Lomé (Togo), Cotonou (Benin), Accra (Gana) e Abidjan (Côte d'Ivoire).
-0- PANA SA/TBM/MAR/IZ 20dez2019