Cidade de Conakry produz 150.000 metros cúbicos dia de água potável
Conakry, Guiné (PANA) - A capacidade atual da produção acumulada de água potável para a cidade de Conakry, a capital guineense, é de 150.000 metros cúbicos por dia, enquanto as necessidades diárias se avaliam em 400.000 metros cúbicos por dia, sendo um défice diário de 250.000 metros cúbicos, indicou nesta terça-feira à imprensa o diretor da Empresa de Águas da Guiné SEG), Aboubacar Camara.
Segundo ele, a falta de investimentos maiores, há mais de 20 anos, no reforço do sistema de abastecimento de água potável da cidade de Conakry causou um défice muito importante.
O abastecimento regular de todos os bairros 24 horas por dia e sete dias por semana tornou-se impossível, reconheceu o responsável guineense, acrescentando que “nós fomos obrigados a proceder a cortes, entre os diferentes setores tendo em conta a topografia da cidade de Conakry.
Instou os poderes públicos a redobrarem esforços para resolverem a penúria de água potável na capital, sublinhando que a SEG adquiriu, no quadro do Projeto de Melhoria dos Desempenhos Técnicos e Comerciais (PACT), 30.000 contadores com um financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), aguardando por 12.500 outros a serem financiados pelo BM.
A penúria de água potável engendrou a multiplicação de perfurações de água em Conakry, nomeadamente em vários bairros suburbanos.
A capital guineense possui atualmente mais de 2.000.000 habitantes contra menos de 1.000.000 indivíduos no período da independência, em 1958.
-0- PANA AC/JSG/SOC/FK/DD 4maio2022