Washington, DC, Estados Unidos (PANA) - O secretário de Estado americano, Antony Blinken, e o comnandante das Forças Armadas Sudanesas (SAF, sigla em inglês), Abdel Fattah al-Burhan, sublinharam esta terça-feira a necessidade se pôr fim com urgência ao conflito armado no Sudão, soube a PANA de fonte oficial.
Durante uma conversa telefónica, os dois interlocutores também acharam necessário permitir um acesso humanitário sem entraves, incluindo nas fronteiras, a fim de aliviar os sofrimentos do povo sudanês.
O contacto deu ênfase ao conflito sangrento que prevalece no país, segundo um comunicado publicado pelo Departamento de Estado americanos.
Também versou sobre a retomada das negociações entre as partes beligerantes no quadro da plataforma de Jeddah e a necessidade de proteger civis e da cessação das hostilidades em El Fasher, no norte de Darfur (oeste sudanês).
A guerre entre as SAF e as Forças Paramilitares de Apoio Rápido (RSF, sigla em inglês, rebelião), iniciada em abril de 2023, intensificou-se.
A escalada da violência continua a ter um impacto aterrorizador na vida de milhões de civis que, segundo organizações humanitárias, "fazem face à fome."
-0- PANA MA/NFB/JSG/DD 29maio2024