Addis Abeba prepara-se para 33ª Cimeira da UA
Addis Abeba, Etiópia (PANA) - Os preparativos para a 33ª sessão ordinária da conferência de chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), prevista 6 a 10 de fevereiro de 2020, estão bem avançados, na capital etíope, Addis Abeba, declarou o porta-voz do Ministério etíope dos Negócios Estrangeiros.
Segundo o porta-voz Nebiyat Getachew, o comité organizador nacional etíope trabalhou arduamente para o bom desenrolar da cimeira que decorre na sede da UA, em Adis Abeba.
Nebiyat disse que o Comité trabalha em atividades chaves, incluindo transporte, segurança e hotéis e outros serviços de alojamento.
"A cimeira é a 57ª a ser realizada na Etiópia desde a criação da Organização de Unidade Africana (OUA), precursora da UA, o que ilustra claramente a capacidade do país para acolher reuniões de alto nível", disse Nebiyat à Agência de Notícias Etíope (ENA).
A 33ª sessão ordinária dos chefes de Estado e de Governo da UA ocorrerá sob o tema "Silenciar as armas: Criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de África".
"O tema deste ano, além da questão da integração económica, será discutido a fim de trazer paz a todo o continente; e é consistente com a Agenda 2063 que visa alcançar uma África próspera e pacífica"m afirmou Nebiyat.
Ele disse que o Prémio Nobel da Paz, recentemente concedido ao primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed, é compartilhado por todo o continente. "O prémio da paz é simbólico e coincide bem com o tema da 33ª sessão ordinária da UA deste ano", disse.
-0- PANA AR/ASA/DIM/IZ 29dez2019