Lusaka, Zimbabwe (PANA) - A Autoridade de Regulação do Audiovisual da Zâmbia (IBA, sigla em inglês) suspendeu por 30 dias a cadeia de televisão independente, Prime TV, acusando-a de ter “faltado profissionalismo nas suas emissões com uma cobertura desequilibrada, parcialidades, informações suscetíveis de incitar à violência e a utilização de uma linguagem pejorativa”, anunciou segunda-feira um responsável.
A secretária do Conselho de Administração da IBA, Josephine Mapoma, indicou que, durante o período de suspensão, a Prime TV deverá organizar uma formação interna sobre a ética jornalística e redação de notícias.
O presidente do Conselho de Administração da IBA, Chanda Kasolo, igualmente secretário permanente do Ministério da Informação, descartou qualquer motivação política na decisão de suspender o canal Prime TV.
Além da Prime TV, a IBA também suspendeu por 60 dias a rádio Valley FM “por comportamento não profissional”.
A cadeia teria falhado nas suas obrigações de equilíbrio e de moderação durante um programa de discussão e deverá organizar uma formação interna para a direção e contratar jornalistas qualificados.
A IBA retirou, por outro lado, as licenças das cadeias de rádio Ngoma e Kafue por não pagamento dos direitos de frequência.
-0- PANA MM/RA/ASA/JSG/FK/IZ 5março2019