Primeiro-ministro maliano participa no Dia Mundial do Algodão em Genebra
Bamako, Mali (PANA) - O primeiro-ministro maliano, Choguel Kokalla Maiga, deixou Bamako, quarta-feira, para Genebra, na Suíça, onde ele representará o Mali no Dia Mundial do Algodão, soube a PANA de fonte oficial.
Choguel Kokalla Maiga fez-se acompanhar pelos ministros do Desenvolvimento Rural, Modibo Keita, da Indústria e Comércio, Mohamed Ould Mahmoud, e pelo vice-ministro da Saúde e Desemvolvimento Social, para a Ação Humanitário, Solidariedade dos Refugiados e Deslocados, Oumarou Diarra.
De acordo com a mesma fonte, o primeiro-ministro maliano intervém na tribuna da Organização Mundial do Comércio (OMC), nesta quinta-feira.
Manterá, à margem da cimeira, várias reuniões bilaterais, nomeadamente com a diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, o alto comissário para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, e o alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi.
Choguel Kokall Maiga reunir-se-á igualmente durante a sua estada com o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder, revela a mesma fonte.
O Mali, um dos grandes produtores de algodão em África, tomou, para o relançamento da produção algodoeira, durante a campanha de 2021-2022, tomou uma série de medidas, incluindo o aumento do preço do quilo de algodão grão para 280 francos CFA (mais de 0,5 dólar americano), algo inédito no país, bem como a diminuição do preço de um quilo de fertilizantes para 11.000 francos CFA.
De acordo com o Ministério maliano do Desenvolvimento Rural, o país quer produzir este ano cerca de 900.000 toneladas de algodão e pretende recuperar a sua posição de primeiro produtor deste bem na África Subsariana.
-0- PANA GT/IS/FK/DD 06out2021