Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, confirmou que assistirá domingo, na Cidade do Cabo, ao jogo de futebol solidário entre a selecção nacional palestiniana e uma selecção sul-africana.
A Federação Sul-Africana de Futebol (SAFA) vai acolher o jogo com o tema “Paz, Esperança e Solidariedade”.
O primeiro jogo entre uma equipa escolhida a dedo do Cabo Ocidental e os palestinianos coincide com a libertação do antigo Presidente Nelson Mandela, há 24 anos. Os organizadores recordaram as palavras proferidas por Mandela no Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, em Pretória, em 4 de dezembro de 1997: “Sabemos muito bem que a nossa liberdade está incompleta sem a liberdade dos palestinos”.
Uma segunda partida, que acontecerá no mesmo local no próximo domingo, colocará uma seleção sul-africana convidada contra visitantes palestinos como parte da Copa da Liberdade. A seleção palestiniana de futebol, que chegou quinta-feira à Cidade do Cabo, acaba de conseguir um feito histórico na Taça da Ásia, onde se classificou pela primeira vez para os oitavos-de-final.
-0- PANA CU/RA/MTA/JSG/SOC/MAR 10 fevereiro2024