Parlamento líbio retoma sessão em Sirtes
Tripoli, Líbia (PANA) - Membros da Câmara dos Representantes (Parlamento) na Líbia retomaram, em Sirtes (centro), os trabalhos da sessão plenária consagrada ao exame das disposições da moção de confiança no Governo de Unidade Nacional encarregado de gerir a transição e organizar as eleições gerais agendadas para 24 de dezembro próximo.
O primeiro-ministro Abdelhamid al-Dbaiba participou na sessão, durante a qual apresentou o programa do seu Governo, devendo então ser ouvido pelos deputados, de acordo com fontes do Parlamento.
As mesmas fontes informaram que a sessão incidirá sobre a inclusão dos resultados das reuniões do Fórum do Diálogo Político líbio de Túnis e Genebra na Declaração constitucional, uma miniconstituição provisória que organiza o poder na Líbia.
A sessão será dedicada igualmente a ouvir o primeiro-ministro e o programa do seu Governo, bem como a responder às perguntas dos deputados sobre o mesmo assunto.
A Câmara dos Representantes suspendeu a sessão iniciada segunda-feira, após as intervenções dos deputados que sublinharam a importância da unificação das instituições do Estado líbio e virar a página do passado para olhar para o futuro e a reconciliação nacional.
Discutiram também sobre a estrutura do Governo e a representatividade das regiões do país, debatendo-se sobre a conveniência de ter um governo alargado para incluir o maior número possível de regiões, ou restrito.
Este último visaria concentrar-se nas principais tarefas confiadas ao Executivo, nomeadamente o acesso dos cidadãos aos serviços, a reconciliação nacional e as eleições nacionais de 24 de dezembro próximo.
As consultas para a sessão da Câmara dos Representantes iniciaram-se, em Sirtes, com 132 deputados presentes para discutir sobre a concessão de confiança ao Governo de Unidade Nacional liderado por Abdelhamid al-Dbaiba.
-0- PANA BY/JSG/SOC/DIM/IZ 10março2021