Bujumbura, Burundi (PANA) - As necessidades de reabilitação, modernização e expansão da Companhia Açucareira do Moso (SOSUMO), criada em 1982, no sul do Burundi, foram estimadas em 132,1 biliões de francos burundeses, ou quase 68 milhões de dólares americanos.
De acordo com um comunicado oficial emitido sexta-feira, o dossiê foi aprovado em Conselho de Ministros, quinta-feira, em Bujumbura.
À sua criação, a capacidade instalada da fábrica era de 20 mil toneladas por ano, enquanto os potenciais consumidores foram estimados em cinco milhões nessa altura.
Atualmente, a população burundesa está estimada em 12 milhões de habitantes e a empresa é incapaz de satisfazer a procura local, refere o comunicado.
O Governo designou os ministros das Finanças, do Comércio e da Agricultura e o Banco Central para estudarem em conjunto as modalidades de concretização deste projecto.
Estas instituições estatais terão ainda de pensar no financiamento estrangeiro para o equipamento que requer divisas, e recorrer ao financiamento interno, para o que pode ser financiado em moeda local.
A SOSUMO terá de elaborar um roteiro detalhado para a implementação deste projeto.
-0- PANA FB/JSG/SOC /DIM/IZ 11abril2021