Cabo Verde sobe oito posições no ranking da FIFA
Praia, Cabo Verde (PANA) - A seleção de futebol de Cabo Verde subiu oito posições no ranking da Federação Internacional de Futebol (FIFA) atualizada, quinta-feira, passando a ocupar o 65.º posto a nível mundial, com 1.377 pontos, apurou a PANA de fonte segura.
Segundo o website oficial da FIFA, Cabo Verde conseguiu esta façanha graças a “campanha história” no Campeonato Africano das Nações (CAN) 2023, decorrido há dias na Côte d’Ivoire.
Nesta edição da prova máxima do futebol africano, os chamados Tubarões Azuis (seleção nacional de futebol de Cabo Verde), apenas foram eliminados nos quartos-de-final pela África do Sul, nas grandes penalidades, depois de um empate sem golos no prolongamento.
A nível do continente africano, Cabo Verde manteve o 13.º lugar, classificação liderada por Marrocos, seguido do Senegal e da Nigéria que completam o pódio.
No que diz respeito aos países africanos de língua portuguesa, Cabo Verde é a melhor classificada à frente de Angola (93, que subiu 24 posições), Moçambique (110), Guiné-Bissau (118) e São Tomé e Príncipe (191).
A Côte d'Ivoire, atual campeão africano, subiu 10 posições no ranking, passando a ser 39.º no geral e quinto a nível africano.
A Nigéria, vice-campeã africana, agora está em 28.º, ao sofrer 14 posições.
No entanto, a seleção africana melhor classificada no ranking mundial é o Senegal, que ascendeu mais três lugares e ocupa o 17.º posto, a frente de seleções como a Dinamarca, Sérvia, Turquia, Rússia e Chile.
O ranking da FIFA continua a ser liderado pela Argentina (1.855 pontos), seguida da França, Inglaterra, Bélgica, Brasil, Países Baixos, Portugal, Espanha, Itália e Croácia, que formam o "Top 10".
-0- PANA CS/DD 16fev2024