Cabo Verde recebe primeiro voo charter com turistas da Ucrânia
Praia, Cabo Verde PANA) – A ilha cabo-verdiana do Sal recebe esta segunda-feira, 22, o primeiro voo charter com 90 passageiros provenientes da Ucrânia, apurou a PANA de fonte oficial.
Conforme uma fonte do Instituto do Turismo, trata-se de mais um mercado que procura o destino Cabo Verde nesta reabertura ao turismo no pós-pandemia, e é a prova do trabalho que tem sido desenvolvido pelo Governo através do Ministério do Turismo e Transportes, e do Instituto, para diversificação dos mercados emissores do turismo no arquipélago.
A mesma fonte precisa que se trata de uma ação enquadrada no plano estratégico de marketing turístico apresentado, na ilha do Sal, em junho passado, no âmbito do projeto competitividade para o turismo, financiado pelo Banco Mundial.
O plano fornece um conjunto de informações que ajudam a definir de forma clara aquilo que se quer para o turismo no país e que traduz o anseio dos principais intervenientes do setor publico e privado.
Comporta cinco eixos estratégicos e 13 programas, alinhados com os documentos estratégicos do Governo, com “duas grandes novidades”.
Ou seja, a criação do Comité Cabo Verde Connect, tendo o Instituto do Turismo no Task Force, juntamente com a Direção Geral de Turismo, o Ministério do Turismo e Transporte e os operadores deste setor, no sentido de alinhar a conetividade aérea e marítima, às prioridades do mercado turístico.
O setor turístico representa 25 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde, país que, em 2019, registou um recorde de 819 mil turistas, quando a meta do Governo era chegar ao milhão de turistas anuais, a partir de 2021.
Este cenário foi drasticamente alterado com a pandemia da covid-19, com o arquipélago fechado a voos internacionais, a partir de 19 de março de 2020.
A procura turística, em Cabo Verde, deverá recuar este ano a níveis de 2009, devido à pandemia da covid-19, com a perda de 536 mil turistas face à previsão inicial do Governo.
No Orçamento do Estado para 2020, aprovado em dezembro do ano passado, o Governo estimava um crescimento da procura turística de 6,6 por cento, aproximando-se da meta anual de um milhão de turistas, depois de um crescimento de sete por cento, em 2019.
-0- PANA CS/IZ 22nov2021