Cabo Verde com ano agrícola próximo do normal, diz Governo
Praia, Cabo Verde (PANA) - O ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva, revelou terça-feira que o arquipélago vai ter um ano agrícola "muito próximo do normal", com a produção de pasto e grãos.
Ao fazer um ponto da situação reinante no campo, o governante, apesar de haver zonas do país não tão bem, garantiu que “há uma boa produção do pasto na maior parte dos concelhos, haverá alguma produção de grãos, milho e feijões, em boa parte dos concelhos."
Entre os concelhos que terão um ano agrícola abaixo do normal, Gilberto Silva apontou Porto Novo, em Santo Antão, e alguns na zona sul de Santiago, como Ribeira Grande.
Para que o ano agrícola seja melhor, o governante ainda tem esperança de chuvas em outubro corrente, depois das que caíram em agosto e setembro últimos.
O ministro disse ainda que, em termos de recarga dos lençóis freáticos, o país está "no razoável", mas "muito deficitário" em alguns concelhos.
"Nós temos uma situação bastante diferenciada, que vai de crítica, em poucos concelhos, a uma situação razoável em alguns outros", frisou, garantindo que o Governo vai atender às necessidades que decorrem da baixa produção.
Entre as ações, destacou a mobilização e distribuição de água, a bonificação da ração para criadores de gado e a promoção do emprego público para que as famílias mais afetadas possam ter acesso ao rendimento e melhor acesso aos bens essenciais.
Interrogado sobre o surgimento das pragas no arquipélago, Gilberto Silva, respondeu que, este ano, o país sofreu menos ataques, pelo que, frisou, o assunto tem que ver com a quantidade de chuvas que caíram.
"Podemos dizer que temos um ano de produção se as coisas se mantiverem e não piorarem, que teremos um ano normal em alguns concelhos do país, mas muito abaixo do normal em outros", frisou.
-0- PANA CS/DD 06out2021