Cabo Verde anuncia medidas para combater criminalidade na capital
Praia, Cabo Verde (PANA) - A Polícia cabo-verdianas vai aumentar, nos próximos dias, as operações para travar a onda de criminalidade, na capital do país, onde vários casos de assassinato foram noticiados nos últimos dias, apurou a PANA de fonte oficial.
Em conferência de imprensa terça-feira, o ministro da Administração Interna de Cabo Verde, Paulo Rocha, reconheceu haver um aumento de violência e criminalidade que exige das autoridades policiais aumentar o nível de operacionalidade.
"Para além disso, estão a ser equacionadas outras medidas de intervenção que o Governo oportunamente fará a apresentação.
"Tenho dito há já algum tempo que ciclicamente a cidade da Praia passa por esta situação e o esforço que tem sido feito vem no sentido de dilatarmos os ciclos de modo que a situação de confiança e de sentimento de segurança seja cada vez mais perene", afirmou o governante.
Na segunda-feira, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), principal força da oposição, exigiu ao Governo "medidas concretas" para "pôr cobro à situação de insegurança" no país, e particularmente, na Cidade da Praia.
"A situação de facto é muito complicada, nos últimos tempos, eventualmente por causa da pandemia houve uma certa acalmia, mas, nos últimos dias, a situação começa a agravar-se de forma preocupante e muitas vezes sem que sejam identificados no imediato os autores", afirmou o secretário-geral do maior partido da oposição cabo-verdiana, Julião Varela.
De entre os vários casos de crimes mais recentes, destacam-se os do assassinato de um empresário indiano, de um jovem no bairro de Tira Chapéu, de outra jovem em Palmarejo, ou de uma mulher cujo corpo foi abandonado numa ribanceira nos arredores da capital do país.
-0- PANA CS/IZ 25ago2021