72 refugiados evacuados da Líbia para a Roménia
Tripoli, Líbia (PANA) - Setenta e dois refugiados de três nacionalidades foram recentemente evacuados da Líbia para um centro de trânsito de emergência, na Roménia, em preparação da sua reinstalação na Noruega, anunciou quarta-feira o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
"Nos últimos dias, 72 refugiados da Eritreia, da Somália e da Síria foram evacuados da Líbia para o centro de trânsito de emergência na Roménia", indicou o ACNUR, num tweet, acrescentando que eles devem ser reinstalados antes do final do ano.
O Gabinete do ACNUR expressou também os seus agradecimentos "a todos os governos, parceiros quer tornaram a operação possível".
No final de novembro, 43 refugiados eritreus, sudaneses e sírios foram evacuados pelo ACNUR da Líbia para o Níger, onde permanecerão em trânsito antes de partirem para a Suíça.
Pouco antes, 117 migrantes ilegais retidos na Líbia foram evacuados pelo ACNUR para o Rwanda, a terceira operação deste tipo no âmbito do programa de assistência aos refugiados em situações de emergência, neste país do norte de África.
Mais de 44 mil migrantes ilegais e requerentes de asilo estão registados na Líbia junto do ACNUR, enquanto mais de mil e 200 requerentes de asilo se encontram no centro de concentração e partida da agência onusina.
A Líbia é um país ao mesmo tempo de trânsito e de destino da imigração ilegal e tem registado um fluxo significativo de migrantes nos últimos anos, favorecido pela situação de insegurança que reina no país, exacerbada pela escalada militar perto de Tripoli, desde 4 de abril último.
-0- PANA BY/DIM/IZ 11dez2019