Agência Panafricana de Notícias

Capital mauritana alberga escola especializada para deficientes

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Governo mauritano projeta a criação próxima na capital, Nouakchott, duma escola especializada para acolher as crianças que vivem com uma deficiência, soube a PANA esta quinta-feira de fonte oficial.

O Governo, que tomou medidas de proteção social a favor desta categoria de cidadãos, procederá igualmente a uma contratação duma centena de quadros e diplomados provenientes da categoria das pessoas vítimas de deficiência.

De acordo com as mesmas fontes, estas medidas serão completadas por um aumento da subvenção anual concedida pelo Estado mauritano a favor das associações de pessoas deficientes.

Alguns beneficiários queixam-se da gestão anterior deste apoio financeiro, pelos responsáveis de associações que guardariam secretas as somas concedidas. Acusações similares envolvem as facilidades concedidas às pessoas deficientes para o seu acesso à habitação social.

Na Mauritânia, um último recenseamento estima em 200 mil o número de pessoas deficientes numa população global de cerca de três milhões 500 mil habitantes.

-0- PANA SAS/AB/TBM/FK/IZ 12dez2013