Agência Panafricana de Notícias

Técnicos da Guiné Equatorial formam-se em Governação Eletrónica Integrada em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) –Vinte dois novos técnicos da administração pública da Guiné Equatorial iniciaram, segunda-feira, na cidade da Praia, uma formação de três meses em Governação Eletrónica Integrada (i-Gov), ministrada pelo Núcleo Operacional para Sociedade de Informação (NOSi) de Cabo Verde, apurou a PANA de fonte segura.

Este é o terceiro grupo de técnicos daquele país que se desloca ao arquipélago cabo-verdiano para estes fins depois de um outro de 49 técnicos vindo em julho último a que se seguiu, dois meses depois, um outro de 25 elementos.

Desde janeiro de 2014, o NOSi tem atuado na Guiné Equatorial, mais concretamente em matéria de consultoria e prestação de serviços para o desenvolvimento e implementação de um sistema integrado de Governação Eletrónica.

Em janeiro último, o primeiro-ministro da Guiné-Equatorial, Vicente Ehate Tomi, declarou na cidade da Praia, no âmbito de uma visita de três dias ao país, que o seu país "quer aproveitar a experiência de Cabo Verde, mais concretamento a do NOSi), para introduzir a governação eletrónica" na sua administração pública.

Vicente Ehate Tomi destacou a importância, nesse processo, da formação de técnicos para serem formadores de outros mais, com vista à multiplicação de conhecimentos para uma grande maioria dos funcionários do seu país, que tirando proveito desse programa, vão contribuir para a sua materialização.

-0- PANA CS/DD 10nov2015