Agência Panafricana de Notícias

Morreu Presidente da República Árabe Sarauí Democrática

Argel, Argélia (PANA) – O Presidente da República Árabe Sarauí Democrática (RASD) e secretário-geral da Frente Polisário, Mohamed Abdelaziz, faleceu na sequência duma prolongada doença, soube a PANA terça-feira.

O Secretariado Geral da Frente Polisário decretou, no mesmo dia, luto nacional de 40 dias, e o Presidente da vizinha Argélia, Abdelaziz Bouteflika, proclamou também luto nacional de oito dias.

Mohamed Abdelaziz nasceu em 1948 em Smara, e foi membro fundador da Frente Polisário, que o elegeu ao seu Bureau Político durante o seu congresso de criação de 10 de maio de 1973.

Ele foi igualmente um chefe militar da frente até à sua eleição como secretário-geral da organização, em agosto de 1976.

Em outubro do mesmo ano, durante o quinto congresso da Frente, o finado foi igualmente designado Presidente da RASD. Ele foi reeleito a este posto desde então e manteve-o até à sua morte.

Em outubro de 1985, a RASD tornou-se em membro da União Africana (UA), lembre-se.

Em virtude do artigo 49 da Lei Fundamental da Frente, o presidente do Conselho Nacional Sarauí, Khatri Abdouh, assumirá o posto de secretário-geral da Frente Polisário e o de Presidente da República até à eleição dum novo secretário-geral durante um congresso extraordinário que será convocado num prazo não superior aos 40 dias.

-0- PANA AD/IN/BEH/ SOC/FK/IZ 01junho2016