Agência Panafricana de Notícias

Morreu na África do Sul ministro tanzaniano das Finanças

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O ministro tanzaniano das Finanças, William Mgimwa, faleceu no dia do Ano Novo num hospital de Pretória, na África do Sul, onde ele estava a ser tratado por uma infeção cuja natureza não foi precisada.

Este desaparecimento acontece no dia seguinte ao assassinato de Patrick Karegeya, o antigo chefe dos Serviços de Inteligência Externa ruandeses, descoberto estrangulado num hotel de luxo de Joanesburgo.

Nenhuma detenção foi feita no quadro deste assassinato, apesar das acusações da oposição rwandesa que suspeita o seu Governo de ter orquestrado este crime para o impedir de testemunhar sobre a morte do ex-Presidente rwandês Juvenal Habyarimana em abril de 1994.

Karegeya declarou na Rádio França Internacional (RFI) em julho último que ele e o general Kayumba, antigo chefe do Estado-Maior do Exército rwandês, tinham provas sobre os autores do tiro de míssil que abateu o avião do Presidente Habyarimana.

Esta tragédia foi o elemento desencadeador do genocídio rwandês que fez 800 mil mortos.

O corpo de Karegeya foi descoberto num hotel de Sandton aonde ele se deslocara para uma reunião, mas não se sabe ainda se foi assassinado terça-feira à noite ou quarta-feira.

Karegeya foi de 1994 a 2004 diretor-geral dos Serviços de Inteligência das Forças de Defesa do Rwanda.

-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/FK/IZ 03jan2014