Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos consideram eleições na Guiné Equatorial oportunidade perdida para democracia

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - Os Estados Unidos consideraram as eleições de 26 de maio de 2013 na Guiné Equatorial, ganhas por maioria esmagadora pelo partido no poder, de "oportunidade perdida para uma maior democratização" neste país da África Central.

''Apesar do voto docorrer de modo ordenado e pacífico, os Estados Unidos estão muito preocupados com a eleição, incluindo as detenções arbitrárias, os limites à liberdade de reunião e de expressão e o acesso muito limitado dos partidos da oposição aos médias e às redes na internet/sociais", indicou o Departamento de Estado norte-americano num comunicado transmitido à PANA.

''Estamos conscientes de que os membros da oposição duvidaram da exatidão dos resultados divulgados pelo Governo. Exortamos o Governo a manter o diálogo aberto com os partidos da oposição e a satisfazer as preocupações legítimas que têm sobre este assunto e em relação a outras questões eleitorais'', afirmou.

Os Estados Unidos apelaram à criação de uma comissão eleitoral independente para controlar a preparação e a organização das eleições.

As eleições legislativas e autárquicas foram as primeiras organizadas neste país desde a adoção da nova Constituição em novembro de 2011.

Elas opuseram o partido político no poder, o Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE) do Presidente Teodoro Obiang Nguema, a 10 partidos que formam a coligação democrática do país.

-0- PANA SEG/AKA/TBM/IBA/CJB/TON 04jun2013