Agência Panafricana de Notícias

Cessar-fogo proclamado na Líbia para diálogo inter-líbio em Genebra

Tripoli, Líbia (PANA) - Um cessar-fogo foi declarado em todas as linhas de frente na Líbia em resposta ao pedido da Organização das Nações Unidas (ONU) de favorecer um ambiente propício ao diálogo inter-líbio iniciado a 14 de janeiro corrente em Genebra, na Suíça.

A cessação das hostilidades foi proclamada por líderes tribais tuaregues durante um reunião realizada quarta-feira última na cidade de Oubari (sudoeste da Líbia).

O Exército líbio e uma coligação de milícias armadas, designada Fajr Líbia e Achourouk, assim decidiram em resposta ao apelo do enviado especial das Nações Unidas na Líbia, Bernardino Leon, aos atores da crise político-militar na Líbia para pararem com os confrontos antes do lançamento de uma nova ronda de diálogos políticos.

Efetivamente, Leon propôs o fim das hostilidades para um curto período a fim de criar um ambiente propício à realização do diálogo.

O anúncio desta trégua surgiu depois de várias reuniões dos líderes tuaregues e Edri e Oubari e os tuaregues, após apreciarem a importância deste diálogo, desejam que o mesmo ocorra no território líbio, indicou uma fonte citada pelo jornal al-Wasat.

A cidade de Oubari foi palco, nos últimos dias de confrontos armados entre as tribos tuaregue e Toubous, que causaram dezenas de vítimas em ambos os lados, indica-se.

-0- PANA/BY/BEH/DIM/DD 22jan2015