Agência Panafricana de Notícias

Rwanda saúda condenação na Alemanha de ex-edil genocida

Kigali, Rwanda (PANA) – O Ministério Público rwandês saudou terça-feira a condenação em Frankfurt, na Alemanha, do ex-presidente da Câmara Municipal de Muvumba, Onesphore Rwabukombe, a 14 anos de prisão pela sua implicação no genocídio contra os tutsis em 1994.

Rwabukombe, de 56 anos, declarado culpado de cumplicidade de genocídio, exterminação, violação sexual, perseguição e ofensa contra a dignidade da pessoa humana.

« Estamos satisfeitos visto que a Justiça foi feita », declarou o porta-voz da Procuradoria Geral do Rwanda, Alain Mukuralinda.

Falando durante uma entrevista concedida à PANA, o magistrado rwandês desejou que o condenado seja extraditado para o Rwanda para ser julgado no local do crime.

« Mas o que importa é que houve pronunciação das penas, prova de que a Justiça alemã considerou a amplitude do crime cometido pelo suspeito », declarou Mukuralinda.

Esta condenação é a primeira do género pronunciada contra um genocida rwandês pela Justiça alemã.

O Rwanda sempre acusou alguns países europeus, dos quais França e Alemanha, de ser uma abra de paz para os presumíveis genocidas.

-0- PANA TWA/AAS/SOC/FK/IZ 19fev2014