Tunísia e FAO rubricam dois acordos no setor da agricultura
Túnis, Tunísia (PANA) - O ministro tunisino da Agricultura e Recursos Hidráulicos, Mahmoud Hamza, e Philippe Ankers, representante da Organização das Nações para a Alimentação e Agricultura(FAO) na Tunísia, assinaram, no início desta semana, dois acordos de cooperação relativos à realização de dois projetos agrícolas.
De acordo com um comunicado publicado, no início desta semana, pela FAO, os dois projetos inscrevem-se no quadro do programa de cooperação do sistema das Nações Unidas de 2021-2025.
O projeto, financiado pelo Fundo Verde e executado em colaboração com a FAO, visa reforçar a segurança alimentar e a capacidade de se adaptar à mudança climática, através da promoção de um plano de trabalho nacional para o setor agrícola.
O projeto prevê igualmente o desenvolvimento de mecanismos destinados a melhorar o abastecimento de água, a viabilização das terras aráveis, o reforço da produção agrícola, dos recursos animais, da pesca e dos recursos florestais.
Os resultados esperados deste empreendimento dizem igualmente respeito à necessidade de adaptar a agricultura do país ăs mudanças climáticas a fim de permitir às autoridades tomarem boas decisões a fim de tornar o setor mais eficaz graças a investimentos inteligentes no plano climático e através das parcerias entre os dois setores público e privado.
É ainda esperado deste projeto a elaboração de planos destinados a proteger e melhorar a situação nas zonas rurais mais precárias com a ajuda das novas tecnologias digitais.
O segundo projeto, apoiado pela Agência Norueguesa para a Coordenação e Desenvolvimento, visa completar as atividades já executadas anteriormente pela FAO, em colaboração com o Governo tunisino com vista a recolher informações reais sobre a proteção social neste setor, indicou a FAO.
-0- PANA YY/IN/JSG/SOC/FK/DD 28dez2021