Terramoto sacode litoral tanzaniano perto de Dar es Salam
Dar es Salam, Tanzânia (PANA) - Um terramoto de magnitude 6.0 abalou, quarta-feira à noite, diversas partes da costa oriental da Tanzânia, perto de Dar es Salam, mas nenhum dano ou ferido foi imediatamente assinalado, declarou à PANA uma fonte oficial no local.
O epicentro é Kilindoni, na ilha de Mafia, no Oceano Índico, a 82 quilómetros a sudeste de Dar es Salam, capital comercial da Tanzânia.
Os habitantes relataram que o sismo ocorreu em duas ondas de cerca de oito a 10 segundos de vibração e um choque de dois segundos.
"Um sismo forte e perigoso de magnitude 6,0 foi registado a 82 quilómetros a sudeste de Dar es Salam, na Tanzânia, sob o Oceano Índico. A profundidade está avaliada em quase 10 quilómetros”, indicou Volcano Discovery, que publica relatórios mundiais sobre os vulcões e terramotos.
Os habitantes de Dar es Salam, da ilha de Zanzibar entre outras zonas costeiras próximas, incluindo algumas partes das províncias de Tanga e Morogoro, sentiram tremores moderados a fortes.
"Danos ligeiros a moderados, dependendo da qualidade da estrutura para resistir a tremores, são suscetíveis de ocorrer nessas localidades. Pode-se prever muitas janelas quebradas, desabamento de paredes e telhados se forem mal construídos, etc”, indica o relatório Volcano Discovery.
O relatório descartou a possibilidade de uma ameaça de tsunami durante o sismo.
Ligeiros tremores também foram assinalados na província do norte e mais ao norte do Quénia, apesar de o sismo não causar nenhum dano a uma tal distância.
Poucos terramotos de uma tal ampltidude ocorreram na história recente desta localidade, pois ela está longe dos limites das placas e falhas maiores.
A atividade sísmica na África Oriental está principalmente ligada ao Rift leste-africano, mais a leste
-0- PANA EBM/RA/ASA/IS/FK/IZ 12agosto2020