Rwanda conclui processo de refugiados no Congo
Brazzaville, Congo (PANA) - O embaixador do Rwanda no Congo, Jean-Baptiste Habyarimana, declarou quarta-feira, em Brazzaville, que o dossiê dos refugiados rwandeses neste país foi concluído a nível tripartido entre os dois países e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
"É um dossiê concluído desde dezembro de 2019. Agora o que resta, estes cidadãos rwandeses tornaram-se Rwandeses-congoleses, pois, tendo vivido, há cerca de 20 anos, e se integraram no plano socioeconómico, e não estão preocupados com o país irmão.
"Eles devem regularizar a sua situação administrativa”, lançou o diplomata rwandês, no termo de um encontro com o presidente do Senado congolês, Pierre Ngolo.
De acordo com Jean-Baptiste Habyarimana, estes cidadãos rwandeses devem estar na posse de documentos que substituem os anteriores.
"Eles devem possuir documentos que os deverão permitir integrar-se definitivamente", disse, acrescentando que se eles quiserem continuar os procedimentos para ter a nacionalidade congolesa, estes cidadãos rwandeses" têm de passar pela normalização e regularização da sua situação".
Chegado ao termo da sua missão diplomática, Jean-Baptiste Habyarimana reuniu-se com o presidente do Senado para analisar as relações entre os dois países.
O presidente do Senado rwandês efetuou, em fevereiro de 2019, uma visita de trabalho ao Congo durante a qual foi assinado um acordo de cooperação entre os dois países.
"Trocamos ideas acerca sobretudo desta cooperação, os senados dos dois países partilham a mesma visão", concluiu o diplomata rwandês.
-0- PANA MB/IS/FK/IZ 30set2020