Tripoli, Líbia (PANA) - O Ministério líbio do Interior do anunciou a reabertura do posto fronteiriço de Ras Jedir, comum com a Tunísia, após a assinatura de um acordo entre as comissões formadas pelos dois países.
As duas comissões foram formadas pelos ministros do Interior da Líbia, Fathi Bachagha, e da Tunísia, Hichem Fourati.
Num comunicado, o Ministério líbio do Interior indicou quinta-feira que o acordo abrange todos os aspetos dos problemas relacionados com o funcionamento do posto fronteiriço, declarando que Bachagha autorizou a reabertura do lado líbio do posto fronteiriço de Ras Jedir.
O Ministério líbio do Interior solicitou, há 15 dias, o encerramento do posto fronteiriço do lado líbio, para protestar contra os maus tratos infligidos aos Líbios pelo lado tunisino, nomeadamente em termos de lentidão dos procedimentos e de falta de serviço aos viajantes.
O posto fronteiriço terrestre de Ras Jedir, pulmão dos intercâmbios comerciais entre os dois países, foi fechado quarta-feira pelas unidades de segurança líbias encarregada de o controlar, por ordem do Ministério líbio do Interior.
No entanto, nos últimos anos, este posto fronteiriço tem sido regularmente encerrado devido a muitos problemas relacionados com a insegurança e outras causas.
-0- PANA BY/BEH/DIM/IZ 08nov2019