Fábrica em Cabo Verde exporta sabonetes para China
Praia, Cabo Verde (PANA) - A unidade de produção de sabonetes ao município do Porto Novo, na ilha cabo-verdiana de Santo Antão, pretende iniciar, já nos primeiros meses de 2021, a exportação dos seus produtos para a China, apurou a PANA segunda-feira de fonte autorizada.
Segundo a proprietária, Inês Silva, a fábrica, instalada em 2018, além de sabonetes em barra e líquido, produz ainda shampoo, produtos que, até ao surgimento da pandemia da covid-19, estavam a ser exportados para os Estados Unidos.
Além da retomada da exportação para os Estados Unidos, que deve acontecer, a partir de fevereiro ou março do próximo ano, essa unidade espera também, por essa altura, começar a exportar para a China, estando, para o efeito, a criar as condições necessárias.
Inês Silva avançou que a colocação dos sabonetes e shampoo no mercado europeu, a partir de Espanha (Canárias), Portugal e França, está igualmente nos planos da administração desta fábrica, que tem capacidade para produzir, diariamente, entre 800 e mil sabonetes e mais de 200 frascos de shampoo.
Esses produtos, que têm vindo a conquistar o mercado cabo-verdiano, são fabricados com base em leite de cabra, babosa (aloé vera), argila e enxofre.
Conforme o presidente da Camara Municipal do Porto Novo, a unidade de produção de sabonetes tem sido “uma atividade bastante relevante” neste município, contribuindo para a dinamização da economia local.
Aníbal Fonseca ressalta o impacto desta indústria na economia local com a criação de empregos, regozijando-se, ainda, com o facto de os sabonetes líquido e em barra produzidos, no Porto Novo, serem conhecidos já em vários países do Mundo.
O presidente da câmara do Porto Novo destaca também o envolvimento da fábrica de sabonetes em ações de cariz social neste município, sobretudo nestes tempos da pandemia provocada pelo novo coronavirus.
A unidade industrial tem estado a distribuir, gratuitamente, sabonetes às famílias vulneráveis no Porto Novo, contribuindo, assim, para a prevenção da pandemia neste concelho.
-0- PANA CS/IZ 07dez2020