Cotonou, Benin (PANA) - O Benin vai criar, nos próximos dias, um Centro de formação e prática cirúrgica de alto nível, soube terça-feira a PANA junto do Ministério da Saúde.
O centro será concebido para reforçar ainda mais a oferta de cuidados e beneficiará de abordagens educacionais inovadoras, tais como simulação realista através de novas tecnologias digitais para treino imersivo, padronização de passos cirúrgicos em processos reprodutíveis, um sistema de companhia digital e uma certificação de procedimentos cirúrgicos, diz a mesma fonte.
Este centro servirá, por outro lado, como referência em termos de formação certificada e recertificação, promovendo assim uma maior segurança nos cuidados de saúde do paciente e a formação contínua dos profissionais, no contexto de uma rápida evolução das técnicas e/ou tecnologias cirúrgicas.
A iniciativa de criar o centro está a ser implementeda em cooperação com o Grupo de Projetos do Benin e a Escola de Cirurgia Robótica de Nancy, em França, que servirá como plataforma de excelência para a formação na simulação de práticas cirúrgicas avançadas em oftalmologia, endoscopia e cardiologia interventiva.
-0- PANA IT/JSG/DIM/IZ 29dez2020