Tripoli, Líbia (PANA) - Um grupo de 153 refugiados e requerentes de asilo vulneráveis foram evacuados da Líbia pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) quinta-feira para um centro de trânsito de emergência no Níger, retomando operações de evacuação após uma suspensão de sete meses, soube a PANA de fonte segura.
Num comunicado, o ACNUR afirmou que, "com este voo, está a retomar evacuações da Líbia, pondo assim fim a uma suspensão de sete meses.
Salientou que a medida foi necessária para voos humanitários em março último, devido à ameaça da pandemia do coronavírus, que levou ao encerramento do espaço aéreo em muitos países.
"Entre os evacuados quinta-feira última figuravam cidadãos da Eritreia, da Somália, do Sudão e do Sudão do Sul, 16 famílias e 15 crianças menores dos 18 anos de idade, muitas das quais não acompanhadas ou separadas dos seus pais, lê-se no documento.
Os evacuados receberão agora assistência humanitária no centro de trânsito de emergência, incluindo abrigos, alimentação, cuidados médicos, aulas e atividades diárias, segundo a fonte.
-0- PANA BY/TBM/DIM/DD 17outubro2020