Tunísia espera crescimento de 2,6% em 2020
Túnis, Tunísia (NAPA) - O crescimento económico na Tunísia atingirá 2,6 por cento, em 2020, contra 1,5 por cento em 2019, de acordo com um novo relatório do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento sobre "Perspetivas económicas regionais nas zonas cobertas pelo banco", para novembro.
De acordo com o mesmo relatório, o crescimento tunisino abrandou durante o primeiro semestre de 2019 para atingir 1,2 por cento, uma situação devida principalmente ao declínio das indústrias transformadoras e da mineração e extração, apesar da revitalização dos serviços comerciais, em particular do turismo, dos serviços financeiros e da agricultura.
O Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento espera que a confiança dos investidores estrangeiros aumente e que as reformas sejam mais rápidas após as últimas eleições.
Ao mesmo tempo, o Banco adverte contra "ameaças relacionadas com possíveis movimentos de protesto social que podem levar a perturbações na produção e a um ritmo mais lento das reformas, tendo em conta a nova composição política e o declínio do crescimento na Europa.
A inflação continua alta, apesar da sua queda de 7,7 por cento, em junho de 2018, para 6,7 por cento,em setembro de 2019. Por outro lado, a política monetária aplicada pelo Banco Central tunisino contribuiu para melhorar o valor do dinar e controlar a inflação.
-0- PANA YY/IN/BEH/CJB/IZ 08nov2019