Túnis, Tunísia (PANA) – O ministério egípcio das Antiguidades abriu este fim de semana, pela primeira vez, aos visitantes o templo da deusa Opet, na presença de deputados e de diplomatas de 21 países, constatou a PANA no local.
Os trabalhos de restauro dos quadros nos quartos do sul do templo foram feitos pelo Centro Egípcio-Francês, de 2005 a 2007, antes de o ministério egípcio das Antiguidades proceder ao restauro geral da infraestrutura, em 2018.
O templo situa-se num complexo de Karnak, em Louxor, na margem do leste do rio Nilo, na província do Alto-Egito, rico em monumentos, assinala-se.
O ministro das Antiguidades, Khaled al-Anany, indicou nesta ocasião que o seu pelouro realizou um projeto completo na sequência do restauro e da manutenção do templo, ao repor as suas cores naturais.
O Egito trabalha para a redinamização do turismo cultural a fim de retomar a sua posição neste domínio, graças a descobertas arqueológicas, à organização de feiras no exterior e à criação de novos museus nacionais.
-0- PANA YY/IN/TBM/FK/DD 21avril2019