Mogadíscio, Somália (PANA) – Um navio carregado de refugiados somalís deixou Iémen quinta-feira última para a Somália, soube a PANA de fonte segura em Mogadíscio.
A chegada destes Somalis eleva a mais de cinco mil o número destes cidadãos repatriados voluntariamente no quadro do programa de regresso voluntário lançado pelas agências onusinas, desde 2017.
Esta iniciativa, co-financiada pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) e pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), oferece aos que queiram regressar ao país, o transporte e um apoio financeiro, indica um comunicado das Nações Unidas.
O Iémen acolhe a segunda população de refugiados somalís, a mais importante no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas.
Tradicional país acolhedor de refugiados e o único da península arábica a ter assinado a convenção sobre os refugiados, o Iémen conta no seu território 250 mil refugiados somalís.
O ritmo regular das partidas do Iémen indica que, depois de perto de cinco anos de conflito neste país, a situação dos civis, dos refugiados, dos requerentes de asilo e dos emigrantes é insuportável, constataram a OIM e o ACNUR num comunicado.
-0- PANA MA/NFB/TBM/MAR/DD 13dez2019