Presidente sul-africano acolhe homólogo chinês antes da cimeira de BRICS
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, recebeu terça-feira o seu homólogo chinês, Xi Jinping, para uma visita oficial de Estado a Pretória.
Esta visita coincide com a cimeira dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul) que se realiza terça-feira em Joanesburgo.
As relações entre a África do Sul e a China são regidas por uma parceria estratégica abrangente (CSP), cujo programa de acção está definido num programa estratégico de cooperação decenal (2020-2029).
A África do Sul e a China têm uma relação económica vibrante e a China é o maior parceiro comercial global da África do Sul em volume.
O bloco BRICS reúne-se pela primeira vez desde o início da pandemia da COVID-19 e há um forte interesse no papel que a África do Sul vai desempenhar.
A Federação Russa será liderada pelo seu Ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergey Lavrov, enquanto o Presidente Vladimir Putin – que se recusou a participar na cimeira devido a um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional – se dirigirá aos delegados através de videoconferência.
O tema da cimeira será “BRICS e África: Parceria para o Crescimento Mutuamente Acelerado, Desenvolvimento Sustentável e Multilateralismo Inclusivo”.
Apoia os objetivos do bloco, incluindo a resolução pacífica de disputas, acordos comerciais que beneficiam os parceiros, o desenvolvimento das economias e o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/MAR 22 agosto 2023