Presidente do Conselho Presidencial líbio em Malabo para participar em cimeiras da União Africana
Tripoli, Líbia (PANA)- O presidente do Conselho Presidencial líbio, Mohamed Al-Manfi, encontra-se desde quinta-feira última à noite em Malabo, na Guiné- Equatorial, para participar nas duas cimeiras extraordinárias da Assembleia dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA).
À sua chegada, al-Manfi foi recebido pelo pprimeiro-ministro da Guiné- Equatorial, Francisco Pascual Obama Asue, segundo um comunicado emitido pelo Conselho Presidencial líbio.
As duas cimeiras ocorrem de 27 a 28 de maio corrente, com a participação de vários chefes de Estado e de Governo do continente africano.
De 25 a 28 de maio corrente, a União Africana acolhe, em Malabo, uma Cimeira Humanitária Extraordinária, uma Conferência de Doadores e uma Cimeira Extraordinária sobre Mudanças Anti-constitucionais de Governos em África, de acordo com um comunicado da UA.
A sessão sobre o terrorismo avaliará estas ameaças persistentes, os mecanismos de resposta atuais e decidirá sobre ações e medidas específicas necessárias para reforçar a segurança coletiva dos Estados membros que enfrentam o terrorismo e o extremismo violento.
Além disso, a Cimeira irá discutir medidas concretas necessárias para travar a ascensão do fenómeno no continente, e considerará igualmente as recomendações da Declaração de Accra (Gana) sobre mudanças anti-constitutionais de Governos em África, feitas no Fórum de Reflexão da UA, ocorrido de 15 a 17 de março de 2022 em Accra, no Gana.
A Cimeira Humanitária Extraordinária da UA e a Conferência de Doadores examinarão os esforços envidados pelos líderes africanos para realçarem os desafios humanitários atuais que África enfrenta e que são exacerbados pelos impactos socioeconómicos da pandemia da covid-19 e das catástrofes em todo o continente.
Também vai identificar soluções sustentáveis para os atuais desafios humanitários, em particular o financiamento humanitário, e os que contribuem para o levantamento pós-conflito, a paz e o desenvolvimento.
-0- PANA BY/IS/DIM/DD 27maio2022