Papa Francisco nomeia cardeal arcebispo de Kinshasa
Bruxelas, Bélgica (PANA) – O arcebispo metropolitano de Kinhsasa, Fridolin Ambongo Besumbu, será nomeado Cardeal pelo Papa Francisco, sábado, durante uma missa solene no Vaticano (Roma), na presença do Presidente Félix Tshisekedi e vários ministros do Governo congolês, soube-se de fonte oficial vaticana.
Fridolin Ambongo será o quarto cardeal congolês, depois de Joseph Malula seguido por Etsou e Monsengwo, que se aposentou recentemente.
O primeiro cardeal congolês, Joseph Malula, designou como seu sucessor eclesiástico da cidade de Kinhsasa monsenhor Daniel Landu, que foi transferido para Matadi como bispo desta cidade.
Doutor em Teologia, proclamado com a menção distinção, na Universidade do Vaticano, monsenhor Daniel Landu deveria ser o antecessor do cardeal Joseph Malalu de quem foi vigário durante longos anos.
Segundo uma carta oficial do Vaticano, Fridolin Ambongo Besungu será ordenado cardeal ao mesmo tempo que 12 outros dignitários católicos vindos de outras partes do Mundo.
Além disso, Vital Kamerhe, diretor de gabinete de Félix Tshisekedi, assistirá à cerimónia religiosa de ordenação de novos cardeais.
Vital Kamerhe, já está em Roma, onde defendeu esta sexta-feira uma tese de doutoramento numa universidade italiana.
Ele chegou a Roma vindo de Paris, onde assistiu segunda-feira às exéquias do antigo Presidente francês, Jacques Chirac.
-0- PANA AK/TBM/MAR/IZ 4outubro2019