Marrocos considera Gâmbia "ator maior na cooperação sul-sul africana"
Rabat-Marrocos (PANA) - A Gâmbia posiciona-se como "um ator importante em várias iniciativas regionais lançadas pelo rei marroquino, Mohammed VI, a favor do continente africano", declarou o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Nasser Bourita.
O chefe da diplomacia marroquina fez esta declaração quinta-feira último em Dakhla, sul de Marrocos, durante uma conferência de imprensa realizada no final dos trabalhos da 3.ª sessão da comissão conjunta de cooperação Marrocos-Gâmbia, co-presidida pelo seu homólogo gambiano, Mamadou Tangara.
Nessa ocasião, Bourita frisou que a Gâmbia desempenhará um papel importante na implementação da Visão Real, relativa a iniciativas regionais, nomeadamente ao nível da estruturação e organização do espaço afro-atlântico.
Sublinhou que a Gâmbia foi um dos países fundadores do Processo de Rabat que visa conferir ao espaço afro-atlântico o lugar geopolítico que merece como espaço de consulta e coordenação, nomeadamente através da cooperação no domínio da economia azul.
De acordo com o diplomata marroquino, também se inscrevem no quadro desta cooperação o apoio a projetos de desenvolvimento na costa afro-atlântica e o combate à poluição no Oceano Atlântico, além do reforço da coordenação em matéria de segurança e combate às redes de pirataria e contrabando.
A Gâmbia, prosseguiu o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e de Marroquinos Residentes no Estrangeiro, tem um papel fundamental na Iniciativa Marroquina que visa ligar a região do Sahel ao Oceano Atlântico, disponibilizando infraestruturas de Marrocos para aos países da região, com base no facto de que os problemas do Sahel africano são mais económicos do que securitários.
Apelou não só à resolução dos problemas da região do Sahel, mas também à concentração na promoção das oportunidades oferecidas aos países da região e aos seus jovens para se envolverem numa dinâmica de desenvolvimento positivo.
Bourita informou que a Gâmbia está diretamente envolvida num projeto de Gasoduto Marrocos-Nigéria, ao qual o rei Mohammed VI presta especial atenção.
Afirmou que o seu país não deixará de contribuir para a implementação deste empreendimento.
No início do dia, realizaram-se os trabalhos da 3.ª sessão da Comissão Mista de Cooperação Marrocos-Gâmbia, sob a co-presidência de Nasser Bourita e de Mamadou Tangara.
Esta sessão constitui uma oportunidade para examinar novos horizontes para a consolidação das relações de cooperação bilateral e estabelecer parcerias frutíferas em muitas áreas.
Os trabalhos da terceira sessão da Comissão Mista foram sancionados pela assinatura de 11 acordos ligados a várias áreas da cooperação bilateral, segundo a mesma fonte.
-0- PANA AT/JSG/MAR/DD 26janeiro2024