Jornalistas tunisinos defendem trabalho à distância devido à covid-19
Túnis, Tunísia (PANA) - O Sindicato Nacional dos Jornalistas Tunisinos (SNJT) reiterou sexta-feira à noite o seu apelo para que os jornalistas autorizados a trabalhar à distância para evitar no máximo a presença física nos escritórios, tal como exigido pelo regulamento, a fim de evitar a propagação do novo coronavírus (covid-19), soube a PANA de fonte oficial.
De acordo com um comunicado de imprensa da SNJT, várias infeções por coronavírus foram registadas entre jornalistas em várias estruturas dos meios da comunicação social públicos e privados, a nível nacional e regional, a maioria delas contraídas durante reportagens.
Segundo a SNJT, as estruturas dos media são responsáveis por uma maior deterioração da situação e uma maior contaminação dos jornalistas por não garantirem a proteção destes e não adoptarem um sistema de trabalho à distância.
Considerou que o cumprimento do protocolo sanitário não deve ser um pretexto para a violação dos direitos e das conquistas dos jornalistas, apelando às estruturas dos meios da comunicação social para fornecerem produtos de limpeza e desinfeção, equipamentos de proteção da saúde, incluindo máscaras médicos nos locais de trabalho.
Apelou igualmente à disponibilização de meios de transporte para empregados (funcionários) a fim de lhes evitar a utilização de transportes públicos.
Também preconizou chamadas telefónicas ou vídeoconferências com entrevistados em vez de os convidar para seus locais de trabalho ou salas de redação.
-0- PANA YY/IN/JSG/DIM/DD 03outubro2020