Jogador de râguebi sul-africano designado embaixador de Adidas
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - Um capitão de râguebi sul-africano, Siya Kolisi, foi escolhido como embaixador oficial da Adidas, soube a PANA quinta-feira de fonte desportiva no local.
Entre as estrelas desportivas anteriores, beneficiários desta honra, figuram Lionel Messi e David Beckham.
Crescido numa pobreza desesperada numa localidade do Cabo Oriental, Kolisi levou a África do Sul a uma célebre vitória no Mundial de Râguebi no Japão, em novembro último.
Emocionado, o capitão de râguebi sul-africano dedicou esta vitória histórica ao povo sul-africano.
"Temos tantos problemas no nosso país, mas uma equipa como esta, vimos de diferentes origens e raças. Estamos unidos com um objetivo, e queríamos alcançá-lo. Espero realmente que o tenhamos feito pela África do Sul. Isto demonstra apenas que nós podemos unir se quisermos alcançar algo.", regozijou-se.
O Presidente Cyril Ramaphosa, esteve no Japão para o jogo acima referido, festejou também com os compatriotas jogadores de râguebi.
Kolisi é o primeiro jogador negro de râguebi a liderar a equipa nacional e o primeiro Sul-africano a ser homenageado pela Adidas, o gigante mundial do desportivo.
"O desporto pode não ser a resposta de imediato, mas ensina-nos o seguinte: é preciso enfrentarmos e superarmos desafios impossíveis. E a recompensa é a alegria. E será sempre assim", regozijou-se na nova publicidade mundial da Adidas.
Durante o apartheid, os negros estavam proibidos de representar a então equipa dos Springboks.
No entanto, Nelson Mandela (primeiro chefe do Estado sul-africano negro, de 1994 a 1999) chegou ao poder com uma política de reconciliação nacional, tendo celebrado a primeira vitória do país, no mundial em Joanesburgo (segunda cidade sul-africana), em 1995.
O novo anúncio da Adidas pode ser visionado em https://www.youtube.com/watch?v=V_ozu_7Xweg
-0- PANA CU/AR/ASA/BEH/DIM/DD 03set2020