Estados Unidos apoiam novo Presidente eleito da Somália
Mogadíscio, Somália (PANA) - Os Estados Unidos comprometeram-se a apoiar o programa de segurança, reconciliação e reforma do novo Presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud, soube a PANA de fonte oficial.
A informação consta de um comunicado publicado no final de uma reunião, segunda-feira última, entre o novo Presidente somali, Mohamud, eleito em maio último, e a sub-secretária americana para Assuntos Políticos, Victoria Nuland.
Esta também exprimiu o apoio contínuo do seu país aos esforços da Somália e da União Africana (UA) na luta contra o terrorismo.
De acordo com o comunicado, enquanto a Somália enfrenta uma seca devastadora e uma insegurança alimentar, a sub-secretária Nuland organizou uma mesa redonda com o enviado especial americano para a luta contra a seca, Abdirahman Abdishakur Warsame, e agências das Nações Unidas na Somália, incluindo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Programa Alimentar Mundial (PAM).
"A sub-secretário frisou que o Governo dos Estados Unidos planeja fornecer à Somália alimentos,meios de prevenção da fome e outras formas de ajuda humanitária, como parte de uma nova ajuda humanitária de quase 105.000.000 dólares americanos para o Corno de África", acrescentou o comunicado.
Da Somália, Nuland também viajará para Djibuti, Moçambique e Nigéria, onde se reunirá com funcionários dos respetivos governos sobre questões bilaterais e regionais.
-0- PANA MA/NFB/JSG/MAR/DD 14junho2022