Comunidade Internacional exortada a agir na ONU para resolver crise na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - Malta, a Índia, os Emirados Árabes Unidos e a Itália afirmaram o seu apoio à intensificação dos esforços e instaram a comunidade internacional a trabalhar no âmbito das Nações Unidas, exprimindo o seu encorajamento ao diálogo e à negociação pacífica para resolver a crise política e realizar as aspirações do povo líbio em direção ao desenvolvimento e à prosperidade.
Estas posições foram tomadas durante uma série de reuniões realizadas pela Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Líbia, Najla al-Mangouch, com os Ministros dos Negócios Estrangeiros dos países mencionados, bem como o Vice-Ministro das Relações Exteriores da Itália, à margem da 77ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, disse um comunicado do ministério líbio.
Al-Mangouch discutiu com os seus interlocutores os desenvolvimentos políticos e económicos a nível local e regional, sublinhando a importância do reforço das relações bilaterais, segundo a mesma fonte.
Ela elogiou seu apoio aos esforços e esforços para tornar o caminho político na Líbia um sucesso.
Durante estas conversações, o Ministro dos Negócios Estrangeiros líbio referiu-se aos recentes esforços do Governo de unidade nacional para impor a segurança e estabilidade na Líbia, e o seu papel positivo no dossiê energético, reiterando a recepção favorável do Governo aos bons ofícios da mediação regional e internacional esforços para resolver a crise política do país.
A Líbia vive um impasse no processo depois do adiamento das eleições que se agravou após a nomeação pelo Parlamento de um Governo, dotando o país de dois governos concorrentes.
Uma situação que alimentou a tensão e levou a confrontos armados diretos entre os dois campos, os últimos dos quais foram os mortais de 27 de agosto.
-0- PANA BY/JSG/MAR 21set2022