Chuvas torrenciais fazem 72 mortos no Rwanda
Kigali, Rwanda (PANA) – Setenta e duas pessoas morreram nos últimos dois dias em sete distritos do Rwanda, desde que chuvas torrenciais começarama cair no início da semana em curso, provocando inundações e deslizamentos de terra, declarou o ministério rwandês da Gestão das Situações de Emergência.
Segundo um relatório a que a PANA teve acesso nesta sexta-feira, em Kigali, os distritos mais afetados são Gakenke, no norte, (com 22 vítimas); Nyabihu, no noroeste (com 18); Muhanga, no sul (com 12); Musanze, no norte (com seis); Ngororero, no noroeste (com cinco); enquanto Rulindo, no norte, e Rubavu, no noroeste, somam cada uma morte.
Em várias regiões montanhosas das províncias do norte e do oeste, centenas de pessoas foram obrigadas a instalar-se em abrigos temporários depois das águas de inundação terem invadido seus bairros.
As chuvas destruíram igualmente 91 casas e cinco pontes e submergiram hectares de cultura, segundo relatórios oficiais.
As autoridades exortaram os habitantes a tomarem precauções e protegerem seus bens, enquanto pairam ameaças de outras chuvas torrenciais no país.
Especialistas em mudança climática revelam que as consequências das últimas inundações tãograves que o crescimento demográfico recente e a rareza das terras levaram as pessoas a instalarem-se em zonas sujeitas a inundações.
A mudança climática causa regimes de precipitações mais irregulares e imprevisíveis, com estações das chuvas mais curtas para o setor agrícola, dependente em grande parte das águas de chuva.
-0- PANA TWA/MA/NFB/JSG/MAR/DD 08maio2020