BM apoia operações de socorro e avaliação de danos da tempestade Daniel no leste líbio
Tripoli, Liibia (PANA) - O Banco Mundial (BM) quer apoiar operações de socorro e avaliação dos danos, bem como as obras de reconstrução nas zonas sinistradas no leste da Líbia pela tempestade Daniel, soube a PANA de fonte oficial.
A vontade do BM foi expressa sábado último, em Tripoli, pelo seu presidente, Ajay Banga, durante uma audiência que lhe concedeu o ministro líbio das Finanças, Khaleb al-Mabrouk Abdallah.
Banga expressou igualmente a solidariedade do BM para com o Estado líbio nas circunstâncias de inundações a que as zonas do leste do país estāo expostas, segundo um comunicado publicado sábado pelo Ministério líbio das Finanças.
O encontro entre o presidente do Grupo do BM e o governante líbio decorreu à margem das Assembleias Anuais da referida instituição em curso na cidade marroquina de Marraquexe.
À margem das Assembleias Anuais do BM e do Fundo Monetário Internacional (FMI), o governante líbio e a delegação que o acompanha reuniram-se igualmente, no mesmo dia, com o presidente do Banco Africano de Import-Export (Afreximbank).
Durante este encontro, no qual participaram também responsáveis e peritos do BM, foi evocada a possibilidade de uma adesão do Estado líbio ao BM, a exemplo de todos os países africanos.
Também foram discutidos aspetos atinentes à cooperação entre o Afreximbank e diferentes setores e instituições lìbios, nos domínios em que o banco tem especialidade para financiamentos.
Constaram da agenda questões ligadas a parcerias em projetos industriais, e infraestruturais, bem como a zonas férteis, programas de financiamento do comércio, entre outros domínios de cooperação com o Afreximbank, lê-se no documento.
-0- PANA BY/IS/SOC/DD 15outubro2023